sábado, 18 de abril de 2009

Novo livreto: AZULÍRICO




AZULÍRICO - O MAIS NOVO LIVRETO DE IVAN MAIA

AZULÍRICO é o nome do livreto que Ivan Maia está lançando na livraria sebo Praia dos Livros, no Porto da Barra, em Salvador e que traz a produção poética no estilo de poemas curtos do poeta pernambucano radicado na Bahia desde 2004.
Ivan Maia de Mello é poeta, ator e Mestre em Filosofia pela UERJ, onde defendeu a dissertação A autocriação de Zaratustra , professor de Filosofia na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, na Faculdade Metropolitana de Camaçari, no Colégio Anchieta e doutorando em Educação na UFBA. Em 1992 criou o Espaço de Cultura Libertária, em Recife, onde coordenou intensa programação cultural que incluía o evento semanal Sopa Caraíba de recital poético performático assim como o evento itinerante Poesia na Praça, aos Domingos nas praças da cidade, o qual foi adotado em 2000 pela Prefeitura da Cidade do Recife. Foi editor do zine poético Folha ao Vento (1992), da coletânea de poemas Palavra Nômade (1993) e publicou o primeiro livreto de poemas em 1993 - A Semente Precoce , o segundo em 2000 - Vibrasons dos Sonhos . Teve poemas publicados na coletânea Marginal Recife v. 4 (2004) e em vários jornais literários, entre eles o Proesicanteatroz (PE), o Balaio de Gatos (PE), os Escrachados (RJ) e SOPA (BA). Teve seus poemas encenados pelo grupo de teatro do SESC-Santo amaro (PE) e em programa da TVE - Documento Nordeste, além de participar do vídeo Os Antropófagos (TVU-PE) e de programas do canal Futura, Assinando a Língua, interpretando seus poemas, do canal Saúde da Fiocruz, do programa Opinião Pernambuco (TVU-PE), assim como do evento CEP 20.000 (RJ), além de programa especial (em 2006) da TV do Poder Legislativo de Salvador sobre sua poesia, chamado Câmara in verso. Em 2007, teve 9 poemas publicados em coletânea organizada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Desde 2000, pratica Contato Improvisação, estilo de dança contemporânea, realizando performances poético-dançantes.

Um comentário:

Anônimo disse...

professor Ivan ,foi uma honrra ler o seu azulírico , e você fez eu ve que a poesia esta dentro da alma ,e que precisa ser libertada como sentimentos ,que fazem valer atitudes a serem iniciada.
parabéns
toda a minha adimiração ! Francisca